Expoteca
De Alagoas para o mundo. Essa é a trajetória resumida de José Marques de Melo, alagoano que se tornou o primeiro doutor em Jornalismo no país, produziu o primeiro best seller da área , teve livros publicados em diversas partes do mundo e é hoje um dos principais pensadores brasileiros sobre comunicação.
Mas, por que falar de Marques de Melo? Porque a exposição apresentada pelos alunos do curso de Jornalismo da Universidade Regional de Blumenau -FURB , dá vida a Hemeroteca doada pelo doutor em junho de 2014.
.
A Expoteca traz em linguagem jornalística algumas facetas que foram encontradas no arquivo doado por Melo.
Produções
Com o objetivo de traduzir o conhecimento científico e torná-lo mais acessível para a sociedade os alunos criaram a Expoteca para divulgar os materiais produzidos por eles acerca dos periódicos da Hemeroteca.
Quando entendemos a ligação existente entre comunicação e educação, percebemos também a importância que ambas tem em nossa vida.
Através de pequenas animações, este trabalho busca apresentar a informação de forma diferenciada, voltada para o mundo infantil. Procura, ainda, apresentar os principais conceitos que norteiam este tema.
Os estudantes dessa editoria analisaram as mais diversas revistas sobre Folkcomunicação, cultura e regionalismo. A partir do estudo feito levantaram dados dos autores mais citados nessas publicações por região e buscaram saber o cotidiano e vida desses escritores e jornalistas. Para isso, realizaram entrevistas via Skype destacando os costumes e hábitos de cada região do país.
A revista Imprensa 2.9 é um produto que surgiu da análise da revista Imprensa. Desde a sua primeira edição, em 1987, até a ultima, de 2014, que consta no acervo da Hemeroteca Marques de Melo, foram “garimpadas” para criar ganchos com assuntos atuais. Assim, escolhemos os temas de educação, tecnologia e o novo acordo ortográfico.
A Hemeroteca José Marques de Melo tem uma grande quantidade de volumes de revista que tem como capa a atriz Regina Duarte. Em recente encontro com o professor Marques de Melo a professora Clarissa J. Pereira, perguntou o motivo de tantas revistas sobre a atriz. A resposta do professor à seguinte “Regina Duarte foi aluna da primeira turma de Jornalismo da USP, ela trancou o curso e ingressou em teatro, eu continuei acompanhando o trabalho dela no teatro e na televisão”. Vale ressaltar, que Marques de Melo foi um dos primeiros estudiosos a estudar telenovela no Brasil